A segurança alimentar é um tema na ordem do dia e, no caso dos bebés e das crianças mais pequenas, deve ser uma componente importante na preparação das refeições.
Que cuidados devemos ter com os alimentos, para assegurar que estão em boas condições?
Higienização e limpeza
A primeira regra é a higienização dos espaços, onde preparamos os alimentos: bancada da cozinha, eletrodomésticos, pequenos acessórios, utensílios, panos e esponjas. Deve usar tábuas e facas distintas, designar bancadas, ou espaços diferentes, e lavar utensílios e materiais entre utilizações para evitar a contaminação entre alimentos crus e cozinhados:
- Não deixe loiça de molho – se possível lave logo depois da utilização
- A lavagem das mãos de forma sistemática e rigorosa é essencial
- Os utensílios, que são só do bebé, devem ser guardados depois de lavados num espaço isolado (pode ser numa caixa ou gaveta exclusiva)
Lave os alimentos crus: fruta e hortícolas
- Deite fora as folhas exteriores e partes velhas ou pisadas
- Lave com água corrente
- Mergulhe tanto as frutas como os hortícolas numa solução desinfetante e deixe atuar 5 a 10 minutos.
- Enxague novamente e abundantemente com água fria corrente
Cozinhe bem os alimentos
O alimento deve alcançar uma temperatura de 70ºC durante, pelo menos, 3-5 minutos, e deve ser logo consumido após a confeção. Não guarde alimentos que ficaram fora do frigorífico mais de 2 horas. Evite que os alimentos prontos estejam em contacto com outros alimentos crus.
Prepare pequenas doses para evitar as sobras
Se vir que fez a mais, logo após a confeção pode congelar numa embalagem hermética. Veja os cuidados a ter com alimentos congelados para bebés.