Como reagir de forma positiva às birras?

As birras são uma reação natural das crianças no seu processo de evolução e conquista de autonomia. São habitualmente uma consequência da frustração que as crianças não conseguem gerir e ultrapassar e que resulta numa fita. Com o tempo elas acabam por aprender a ultrapassar essa frustração sem se descontrolarem. Para tentar amenizar e até prevenir as birras o que podemos fazer?

Aqui vão algumas ideias:

Gerir a palavra não…

É por vezes difícil, mas o ideal é reduzir o “não” ao essencial para que a criança não esteja sempre a testar o “proibido”. Antecipe e retire do alcance visual estímulos que possam vir a despoletar pedidos que vão ter sempre uma resposta negativa.

Usar linguagem simples e direta

O não é não. Explique uma vez a razão e não desenvolva muita argumentação.

Desviar a atenção

Quando antecipamos o início da birra o ideal é desviar a atenção para outra atividade a tempo de evitar o mecanismo que desencadeia a “crise”. Oferecer alternativas, mas sem negociar!

Não ceder e aplicar um castigo

A criança tem de perceber que há consequências. É importante ser firme e explicar que o comportamento não é aceitável. O castigo pode ser privar a criança de algo que ela gosta de fazer durante alguns dias, por exemplo.

Tentar manter a calma

Manter a serenidade durante todo o processo pode parecer impossível mas vai ajudar a que a criança regresse à calma. Se a criança cede deve dar apoio, incentivar e reconhecer o comportamento positivo.

PUB PUB