O que fazer quando eles têm reações agressivas?

Existem muitos elementos da rotina que podem desencadear reações agressivas nos mais pequeninos. Alguns podem ser mais estruturais, outros mais ocasionais.

Uma dieta alimentar menos equilibrada, e demasiado rica em açúcares processados, falta de sono, uma rotina instável, dificuldade de comunicação (atraso na fala) são elementos que afetam o comportamento. Por vezes é apenas o resultado de algo frustrante, uma contrariedade ou uma chamada de atenção, que eles não conseguem gerir.

O que fazer quando eles têm reações agressivas?

A primeira coisa a fazer é, todos os que fazem parte da envolvente da criança, chegarem a acordo na mesma forma de reagir às reações agressivas.

A segunda, é tentar manter um ambiente calmo à volta da criança, mesmo que ela esteja alterada a nível de comportamento. O adulto deve tentar sempre ser um modelo.

A terceira é explicar que o comportamento está errado e não é aceitável – ou seja, tentar impor regras e limites. Não se deve castigar, mas sim tentar que a criança consiga manter o auto-controlo.

Reforce os mimos e o carinho, quando a criança cede e demonstra compreender que teve um comportamento errado. Se a criança persistir, e se se tornar um comportamento sistemático, deve procurar ajuda especializada.

PUB PUB