5 dicas para tornar os primeiros dias do bebé mais fáceis

O nascimento tão aguardado do bebé é um momento de grandes emoções e os primeiros dias em casa são sempre um desafio para criar harmonia na nova rotina.

Conheça algumas dicas tornar os primeiros dias do bebé mais fáceis:

Dia e noite

É importante que o bebé perceba a diferença entre o dia e a noite. De dia há luz e sons e de noite tudo está mais calmo. Não significa que de dia o bebé tenha de estar exposto à luz direta mas não deve criar um ambiente noturno de dia. Para os sonos diários existem muitas pessoas que apostam no “white noise” (som branco em inglês). Os bebés tendem a embalar com sons baixos, graves e repetitivos. Há quem diga que uma máquina de lavar a funcionar, um secador de roupa ou até uma volta de carro fazem maravilhas. Até existem aparelhos que reproduzem o tal “white noise”.

Aconchegar

O bebé precisa de se sentir seguro. Afinal, passou de um espaço pequeno, quente e protegido para um mundo enorme e sem referências físicas. Fazer uma pequena “trouxa” com uma manta leve ou mesmo usar um “swadle” (o antigo coeiro) para embrulhar o bebé é ótimo. Mesmo no berço o bebé vai sentir-se mais seguro se estiver bem aconchegado e vai dormir certamente melhor.

Ritmo

Cada bebé evolui ao seu próprio ritmo. Tente não comparar com outros, mesmo que a insegurança por vezes leve a questionar se está tudo bem. Procure conselho junte do pediatra.

Ajuda

Os primeiros dias do bebé em casa são intensos. A ajuda do pai é preciosa mas pode não ser espontânea. Afinal, estão todos a aprender uma nova rotina. Peça ajuda, explique o que precisa. A higiene do bebé, o adormecer, dar o biberão (caso não esteja a amamentar ou se puder tirar o leite) são tarefas que podem ser partilhadas para que a mãe possa ter algum tempo para descansar e tratar de si.

Tempo livre

O tempo livre pode ser apenas ir às compras, ir dar um passeio, ir à ginástica, fazer uma atividade que até pode ser de curta duração, mas que nas primeiras duas semanas é importante para reencontrar alguma harmonia. Meia hora longe do bebé pode parecer uma eternidade, mas também ajuda a reestabelecer a rotina.

PUB PUB