Porque é que os bebés acordam de noite?

O bebé dormir a noite toda é, na maioria dos casos, uma grande conquista para toda a família! Devido às características do recém-nascido é natural que, nos primeiros meses de vida, acorde durante a noite.

Mas porque acordam de noite?

Aqui vão algumas razões:

  • Os ciclos de sono dos bebés duram cerca de 45 minutos.

Mais de dois terços desse tempo é caracterizado por um sono agitado e só depois por um sono mais profundo. Nessa transição, o bebé pode por vezes acordar. O ideal é reconfortar o bebé nesse momento para ele voltar rapidamente a adormecer. No entanto, não deve interagir com o bebé para ele não despertar.

  • O bebé conquista diariamente novas metas no seu desenvolvimento

Através do olhar, do tato, do controlo motor, etc. Quando aprende algo novo, é natural que fique mais agitado e que de noite esteja mais irrequieto.

  • O nascimento dos dentes pode começar a incomodar o bebé

Isto bem antes de romper o primeiro dentinho. Se o bebé levar muito as mãos à boca e se babar fale com o pediatra e peça ajuda.

  • Reflexo de Moro

O nome vem do Dr. Ernst Moro, um neurologista italiano que identificou a origem deste reflexo. E é também muitas vezes a razão pela qual o bebé acorda. Trata-se de um reflexo natural: o bebé abre os braços, estica as pernas e estende o pescoço.

É um reflexo característico dos primeiros 4 meses de vida e ocorre normalmente quando o bebé muda de posição de forma abrupta, pensa que vai cair ou quando se assusta com o som abrupto.

PUB PUB