A pele dos bebés é muito sensível e, após o nascimento, é natural esperar algumas reações cutâneas porque o meio ambiente pode ser agressivo.
É bastante comum falar-se de pele atópica.
A pele atópica é uma pele ainda mais sensível e reativa, que pode desenvolver reações alérgicas, no contacto com o meio ambiente. Podem aparecer manchas, inflamação e até pequenas crostas. As zonas afetadas mais comuns são o rosto e o couro cabeludo.
Em crianças mais crescidas também podem aparecer em zonas como os pés, as mãos e na dobra dos joelhos e dos braços. São peles tendencialmente muito secas e por isso a hidratação é a chave da prevenção, sobretudo no inverno. No verão, o cuidado maior será com o sol em excesso.
Este tipo de reações também podem ser despoletadas por ambientes húmidos e quentes, poluição e até por choques emocionais e stress.
Esta hipersensibilidade pode resultar em dermatites atópicas pelo que, se verificar que o bebé tem reações sistemáticas na pele a determinados ambientes, deve consultar o pediatra.
Existem alguns gestos que podem ajudar na prevenção:
- os banhos devem ser rápidos e não se deve aquecer demasiado a água
- use produtos sem sabão adequados para peles atópicas
- use toalhas macias e seque muito bem o corpo sem esfregar
- coloque um creme hidratante
- no tratamento da roupa, evite usar amaciadores e escolha um detergente adequado para bebés – veja algumas das nossas dicas