Porque é que os bebés lutam contra o sono?

Lutar contra o sono - Saiba porque acontece

Os bebés estão cansados e, por vezes, recusam-se a dormir e parece mesmo que estão a lutar o sono. Será mesmo assim?

Cansaço e excitação

Por vezes sim. O bebé pode estar muito excitado e, apesar de estar cansado, tem dificuldade em reduzir o ritmo e entregar-se ao descanso.
Nestas situações, o melhor é tentar eliminar pontos de atração ou interesse, baixar a luz, reduzir o barulho, falar sussurrando e tentar que o ambiente mais calmo acabe por contagiar o bebé.

Mudança de ambiente

Se o local onde está a tentar adormecer o bebé mudou, ou não é o habitual, ele pode estranhar e ficar inseguro. Vai com certeza lutar contra o sono. Se não tiver alternativa, tente acalmar o bebé com a sua presença, embalando para que ele se volte a sentir seguro.

Ansiedade

Se o bebé está habituado a adormecer ao colo pode ficar ansioso, quando o colocam no berço. O melhor é tentar habituá-lo a adormecer na sua própria cama para que a transição, quando acontece, seja mais calma. Nestas situações, não saia do quarto sem ele ver. Pode ficar junto ao berço algum tempo, mas é importante que ele perceba quando se ausenta.

Calor

Se a temperatura do quarto estiver demasiado elevada, ou se o próprio bebé estiver muito vestido e tiver calor, vai com certeza ter muita dificuldade em adormecer e ficar irascível. Se tiver as bochechas muito vermelhas é provável que esteja com calor.

Rotina

Se existirem alterações à rotina a que o bebé está habituado (ex. nas férias), é natural que os sonos fiquem desalinhados e que o bebé tenha mais dificuldade em adormecer. O ideal é tentar manter os mesmos horários, sempre que possível.

PUB PUB