Com um mês de vida, o bebé parece ser passivo e frágil, passando mais tempo a dormir do que acordado, e com pouca interação com o mundo exterior. Parece, mas não é totalmente verdade. O bebé está progressivamente a desenvolver a capacidade de se relacionar com o seu novo mundo e a evoluir.
Visão
Com um mês, a maioria dos bebés já começa a conseguir identificar contrastes de cor e são atraídos pela luz. O bebé consegue focar objetos a cerca de 20 cm e a segui-los com os olhos, desde que o movimento seja lento.
Audição
Consegue reconhecer alguns sons, sobretudo se são semelhantes aos que já ouviu no ventre materno. É natural que se assuste com sons muito intensos.
Movimento
A cabeça continua muito pesada na relação com o corpo e o bebé começa a tentar mexer e levantar a cabeça, mas ainda com muita dificuldade. Nesta fase, assegurar o suporte do pescoço é muito importante. O bebé move-se pouco e ainda é muito descoordenado – os movimentos resumem-se praticamente a reflexos musculares. Pode eventualmente começar a mexer as mãos, enquanto as observa.
Vocalização
O bebé pode começar a fazer algumas vocalizações e a reagir ao estímulo das vozes dos adultos. Mas o choro continua a ser ainda a primeira forma de comunicação.
Todos os bebés são diferentes e a evolução pode ser mais rápida ou mais lenta, mas a progressão é sempre surpreendente.