Como escolher a cama do bebé

Antes do bebé nascer, a escolha do berço e da cama é por vezes um momento de alguma indecisão. Valerá a pena comprar um berço que acaba por ser usado pouco tempo? Compra-se logo a cama de grades?

Para escolher a cama o que devemos ter em consideração?

Estabilidade

A cama deve ser estável e ficar bem assente ao chão. Evitar camas ou berços demasiado leves ou com rodas que não se possam bloquear.

Segurança

Para além da estabilidade, se escolher uma cama de grades tem de se assegurar que a largura das grades não permite que o bebé fique preso e que a lateral está sempre na posição mais alta.

Não coloque almofadas nem brinquedos (peluches, por exemplo) nas laterais da cama, porque existe sempre o risco de cair para cima do bebé. Para proteger as laterais, existem telas de tecido almofadado criadas mesmo para esse efeito – neste caso os atilhos devem sempre focar para o lado de fora da cama.

Conforto

O colchão deve ser fofo, mas manter a forma quando deita o bebé. O lençol de baixo deve ficar bem preso para não se enrolar (opte por lençóis com elástico). O lençol de cima deve ser colocado de forma a não tapar a cara do bebé. Evite fazer dobras junto à face do bebé, porque apesar de pensarmos que os bebés se mexem pouco eles podem acabar por ficar com a cara tapada pelo lençol.

Se optar por uma alcofa, escolha uma que tenha uma estrutura de base rígida para manter a forma com o peso do bebé. Se não tiver um suporte de base para a alcofa pode colocá-la dentro da cama de grades.

Conheça a nossa oferta de camas para bebé.