Dormir a noite toda, é possível?

A passagem do berço para a cama de grades pode ser um processo pacífico desde que o bebé se sinta seguro. Pode ajudar inclusive a dormir a noite toda.

  • Comece por colocar o bebé na cama grande durante o dia para os períodos da sesta.
  • Deite o bebé acordado, para ele perceber onde adormeceu e não ficar assustado quando acordar. Aproveite aqueles momentos em que ele está quase a adormecer para o colocar na cama de grades. Vai ser mais fácil que ele embale no sono sozinho.
  • Antecipe o cansaço porque adormecer, o bebé, quando ele já está muito cansado é difícil. Vai certamente chorar e precisar de mais acompanhamento.
  • Coloque um ninho na cama ou simplesmente aconchegue bem o bebé com uma mantinha para ele se sentir seguro e não estranhar demasiado o espaço vazio. Pode usar a técnica do “swaddle” https://auchaneeu.auchan.pt/bebes/bebe-tranquilo-com-o-swaddle/ para “embrulhar” o bebé.
  • Se tiver um boneco ou até uma fralda de pano na cama que tenha o aroma da mãe pode contribuir também para que o bebé se sinta mais seguro.

É natural que o bebé estranhe nos primeiros dias, mas depois habitua-se. É importante que o período, que antecede a ida para a cama, seja sereno e pode incluir um banho, uma massagem ou até uma melodia para embalar.

Coragem! A noite completa de sono está próxima!

PUB PUB