Conselhos práticos para pais recentes

Os pais têm um papel muito importante nos primeiros dias do bebé em casa. Podem por vezes sentir-se excluídos do processo porque a atenção está muito centrada na mãe e no bebé. No entanto a ajuda, o apoio e a partilha de tarefas são preciosos!

O turno da manhã

Esteja em casa ou a trabalhar é possível assumir as primeiras tarefas da manhã com o bebé. Dá oportunidade à mãe de dormir mais um pouco ou fazer a sua higiene matinal de forma descontraída. Nestas primeiras horas da manhã, o bebé está habitualmente mais sereno e pode desfrutar da companhia e dos mimos de forma calma.

Dar banho

Os pais podem começar logo a mudar fraldas e a dar banho. É uma boa forma de interagir com o bebé, habituar-se ao seu corpo pequenino, que na verdade não é tão frágil como aparenta.

Estar preparado para tudo!

Os bebés são um desafio e muitas vezes exigem que mudemos radicalmente as nossas rotinas. Doses de paciência extra são aconselháveis e fazer poucos planos. O inesperado está à espreita.

Evitar noitadas

Dormir quando o bebé dorme sempre que possível é a palavra chave. “Deitar cedo e cedo erguer” nunca foi tão útil, para estar preparado para a jornada do dia seguinte.

PUB PUB