Porque é importante colocar os bebés de barriga para baixo?

Porque é que se deve deitar o bebé de barriga para baixo e a partir de que idade?

Quando o bebé está acordado e ativo, a posição de barriga para baixo estimula a força. E ajuda a desenvolver os músculos dos ombros, do pescoço, dos braços e das costas. Levantar a cabeça não é tarefa fácil, para o recém-nascido, devido ao seu peso na relação com o resto do corpo. Ele vai precisar de ganhar músculo para conseguir levantar e mover a cabeça.

Com o tempo, o bebé vai conseguir apoiar-se nas mãos para ajudar a levantar a cabeça e o peito.

E, por fim, começar a mover o tronco e as pernas, para começar a gatinhar. Até lá, existe um longo caminho para conquistar mais competências motoras, mas o bebé vai adaptar-se com facilidade. Até porque esta posição permite-lhe ganhar autonomia e alcançar objetos com as mãos. A posição de barriga para baixo também permite ao bebé conquistar uma nova perpetiva visual e olhar em redor, num ângulo bem diferente da posição do berço, em que está habitualmente deitado de costas.

Esta posição é bastante cansativa e, por isso, deve alternar com a posição “deitado e de costas”. Cerca de 10 a 15 minutos. algumas vezes ao dia. a partir dos 3 meses será suficiente. Não existem regras concretas sobre a idade em que se pode começar a pôr o bebé de bruços, mas a maioria dos pediatras recomenda os pais a adotar esta prática cedo. Sempre com vigilância e estímulo. Pode usar brinquedos para atrair a atenção e estimular a vontade do bebé se movimentar para agarrar nos objetos.

Não deve forçar esta posição se o bebé estiver a chorar. Também deve evitar os horários próximos da refeição, seja antes porque o bebé tem fome ou depois, porque ele poderá regurgitar.

PUB PUB