Será que o bebé deve tomar banho todos os dias?

Existem muitas teorias sobre a higiene do bebé nas primeiras semanas de vida. Por princípio, devemos pedir sempre conselho ao pediatra e seguir as instruções.

No entanto, a maioria dos profissionais de saúde infantil está de acordo no que diz respeito ao banho integral, após o nascimento: não tem de ser diário!

O recomendado com mais frequência é dar banho 2 a 3 vezes por semana. Para além do banho, o bebé precisa na mesma de cuidados diários de higiene das mãos, olhos e zona da fralda. Deve fazer esta limpeza por partes e com produtos adequados para bebés.

O banho é um momento de relaxamento para muitos bebés, o que também contribui para noites mais tranquilas. Por isso, à medida que eles crescem pode ir aumentando a frequência. No verão, quando está muito calor, pode lavar a cabeça e o cabelo todos os dias, mas em fases do ano mais frias não vale a pena.

Para conhecer todos os cuidados que deve ter em consideração, no banho do bebé, veja o nosso artigo sobre cuidados a ter no banho do bebé.