O bebé deve usar almofada para dormir?

Existem opiniões relativamente consensuais sobre o uso de almofadas no berço do bebé. A resposta é NÃO.

A maioria dos especialistas desaconselha o uso de uma almofada no primeiro e segundo anos de vida. E, mesmo depois do 2º ano de idade, a almofada deve ser mínima, a nível de altura e deve conter alguma firmeza. Existem almofadas específicas para crianças a nível de textura, densidade e tecidos hipoalergénicos.

O corpo do bebé deve permanecer na posição mais reta possível, para que o desenvolvimento físico, que é muito rápido nos primeiros meses de vida, evolua de forma equilibrada. Uma almofada vai prejudicar o alinhamento natural das costas do bebé. Para além de que o bebé, quando nasce, tem uma cabeça proporcionalmente maior e um pescoço muito fininho, que não dá suporte sequer o peso da cabeça.

Em situações excepcionais (no caso de infeções respiratórias), o pediatra pode sugerir elevar um pouco a cabeceira da cama colocando, por exemplo, uma pequena toalha de rosto dobrada por baixo do colchão ao nível da cabeceira. Mas convém sempre confirmar com um especialista o correto procedimento, para cada caso.

PUB PUB