Ajudar os mais pequeninos a receber o recém-nascido

A chegada de um segundo bebé vem alterar, mais uma vez, a rotina da família e o/a irmão/ã podem ficar ressentidos e afetados com as mudanças.

Existem algumas formas simples de ajudar no processo de adaptação.

Veja como preparar os mais pequenos para a chegada do bebé

Evite falar no assunto demasiado cedo

Comece a falar sobre a chegada do bebé quando a barriga já for notória. Algumas semanas antes do nascimento, explique as mudanças, para que a criança comece a interiorizar a nova realidade.

Leia histórias ou veja filmes sobre irmãos

Que relatem a chegada de um novo bebé ao seio da família. Aproveite o que viram em conjunto para conversar sobre o assunto.

Ajuste as rotinas antes do nascimento

As rotinas, que eram da responsabilidade da mãe, e que durante algum tempo terão de ser assumidas por outro membro da família (ou apoio externo) devem começar antes do nascimento. Por exemplo, se era a mãe que ia levar a criança à escola, a pessoa que a passará a deixar na escola deve iniciar a rotina antes da chegada do bebé, para minimizar a associação de perca ao nascimento.

Peça atenção para o mais velho

Após o nascimento, peça a amigos e família que, quando fizerem visitas, comecem por dar atenção à criança. O bebé recém-nascido tende a monopolizar todas as atenções. Peça à criança que seja ela a “apresentar” o bebé aos convidados, por exemplo.

Presenteie a criança

Se houver prendas para o bebé, convém que haja também para a criança.

Garanta uma rotina ativa para a criança

É também importante que a criança tenha uma rotina ativa, após o nascimento do bebé, para estimular os seus interesses e brincadeiras. E para que possa regressar a casa satisfeita com muitas aventuras para contar.

PUB PUB