Os bebés têm uma necessidade inata de explorar o mundo que os rodeia, como texturas e materiais, pelo que podemos afirmar que são curiosos por natureza! A pintura é uma forma lúdica de ajudar o bebé a exprimir as suas emoções, além de desenvolver a criatividade e a capacidade de concentração, essenciais para um bom crescimento. Pintar com os dedos transforma esta atividade numa experiência sensorial que ajuda a treinar as habilidades motoras.
Ao contrário das tintas e corantes, o iogurte é um alimento natural e saudável, não apresentando riscos para a saúde do bebé se corretamente utilizado. Assim, uma forma divertida e segura de realizar esta atividade!
Antes dos 6 meses, é recomendado que a alimentação infantil se restrinja a leite materno ou fórmula, que lhes oferece os nutrientes necessários. No entanto, após esta idade, os bebés começam a conseguir mastigar e a alimentar-se de alimentos sólidos. O iogurte é uma fonte de nutrientes, proteínas e cálcio e tem uma textura suave e cremosa, pelo que é ideal para explorar diferentes sabores e texturas. Uma vez que o contém proteínas e outros nutrientes que o bebé pode ter dificuldade em digerir, deve ser introduzida gradualmente.
Uma das vantagens da pintura do iogurte é a possibilidade de criar diferente cores utilizando apenas elementos naturais. Para criar diferentes cores basta triturar o alimento escolhido e misturá-lo com o iogurte até obter a tonalidade desejada. A intensidade da cor vai depender das porções que colocar – quanto mais iogurte, mais clara será a cor. Para criar tons mais fortes, deve adicionar mais quantidade do alimento triturado.
- Vermelho: beterraba, morangos, cerejas, framboesas;
- Laranja: cenoura, abóbora;
- Amarelo: abacaxi, manga;
- Verde: espinafre, abacate, coentros;
- Azul: mirtilo, amora;
É importante ter alguns cuidados ao utilizar este alimento para pintar.
- Deve escolher um iogurte natural não açucarado, verificar se se encontra dentro do prazo de validade e que foi armazenado corretamente.
- Para evitar irritações ou dermatites, não deixe o iogurte em contacto com a pele do bebé durante muito tempo.
- Evite a ingestão excessiva de iogurte – apesar de ser um alimento seguro, o seu consumo em excesso pode trazer problemas gastrointestinais.
Tenha em atenção que, para uma experiência lúdica e segura, deve supervisionar o bebé durante a atividade.