Será que as crianças pequeninas devem usar óculos de sol?
A resposta é sim!
Nos períodos do ano, em que a radiação solar é forte, e os raios ultravioleta estão elevados, é importante proteger a pele e os olhos também. No inverno, nas regiões com neve o efeito pode ser o mesmo.
Temos todos mecanismos de defesa automáticos, como por exemplo o piscar dos olhos, a contração das pupilas, mas que podem não ser suficientes em determinadas estações do ano.
A melhor defesa para as crianças é protegê-las, literalmente, da radiação solar nos períodos do dia habitualmente mais intensos (12h00-16h00).
Sombra e chapéu são obrigatórios. Os óculos de sol adequados com uma boa barreira contra raios UV (100%) são uma boa opção. Deve consultar o pediatra e depois um oftalmologista para ajudar na escolha correta. A armação deve ser adequada à idade e ter um formato que se adapta bem ao rosto da criança para não deixar entrar luz.
Existem fitas elásticas que podem ser úteis para crianças que tentem retirar os óculos. Não sendo um adereço obrigatório, contribui para proteger a criança, mas o ideal é mesmo não a expor ao sol nestes períodos.