O bebé tem o nariz entupido. O que fazer?

AE BEBE limpar nariz | Auchan&Eu

Nariz entupido é um motivo de irascibilidade e muitas vezes choro. A congestão nasal incomoda e pode mesmo inibir um sono tranquilo e o apetite.

O que fazer para desentupir aquele nariz minúsculo do bebé?

Os métodos tradicionais não são nocivos e podem resolver o problema. Consulte, no entanto, o pediatra para se aconselhar antes de avançar para estes procedimentos.

Como os bebés não se sabem assoar, o melhor é adquirir um aspirador nasal adequado e usar uma solução salina (soro fisiológico, por exemplo), que pode comprar na farmácia, ou mesmo na zona de saúde e bem-estar da sua loja Auchan. Nunca use um cotonete para limpar o nariz do bebé.

Deve deitar o bebé de barriga para cima e colocar 2 gotas em cada narina, aguarde alguns segundos e levante o bebé. Se o muco não sair naturalmente, use o aspirador nasal (comprima, introduza no nariz do bebé e aspire). Retire, esvazie num papel ou “toalhita” e repita a operação. No final, lave bem o aspirador com água e sabão e seque. Deve fazer apenas 1 a 2 sessões por dia.

Nalguns casos, pode recorrer a um humidificador do ar, mas apenas após consultar o pediatra para se certificar que o ar húmido não desencadeia outros problemas respiratórios no bebé.

Para evitar a congestão nasal, pode tomar algumas medidas preventivas que ajudam:

  • Manter o quarto do bebé sem pó e arejado
  • Não fumar em casa
  • Não usar ambientadores
  • Se tiver animais, não permitir que entrem o quarto, para que não haja pelos a voar