Quando o bebé nasce, a interação com o mundo é uma conquista. Os bebés têm o seu ritmo, e vão reagindo a estímulos externos, de forma progressiva. Nos primeiros 3 meses de vida muita coisa pode acontecer apesar de, por vezes, parecer que se trata de uma evolução lenta.
Quando nasce, o bebé vê mal ao longe e só consegue focar imagens ao perto. Também não distingue cores. O encontro do olhar só vai acontecer algumas semanas depois do nascimento, quando o bebé conseguir fixar uma imagem muito próxima. Nessa altura, vai começar a tentar seguir movimentos com o olhar. Pode manter-se com o rosto próximo do bebé e estimular o contato visual. Ele vai aprender a ver e interpretar as expressões faciais. Pode sorrir, rir, fazer caretas, encher as bochechas de ar, esconder a face com as mãos, etc.
Nas primeiras semanas em que o bebé vê muito pouco, o melhor estímulo para interagir é o som:
- conversar
- cantar
- fazer sons com a boca
Quando o bebé começa ele também a fazer sons, e a tentar palrar, estimule imitando os sons que ele fez em tons distintos.
- Conte histórias, seja usando um livro ou simplesmente contando o seu dia
- O que vai fazer a seguir
- Sonhos
- Desejos…
Nos primeiros meses, o bebé também já é muito sensível ao tato.
Festinhas e contato físico é sempre bom. Seja através das mãos, seja do colo, ou mesmo quando ele adormece em cima do corpo do adulto. Se se sentir seguro, e o ambiente for calmo, o bebé vai gostar de dormir uma boa sesta em cima do tronco de um adulto (é quentinho, os movimentos da respiração embalam e os batimentos cardíacos reconfortam).