Fruta adequada para fase da amamentação

A fruta é uma parte importante da nossa dieta alimentar. Quando se está a dar de mamar o consumo de fruta fresca é essencial para ir buscar nutrientes indispensáveis. Algumas frutas são mais adequadas devido à sua riqueza nutricional:

  1. Papaia de casca verde: tem vitaminas A, B, C, e E e contém ainda galactogogo, uma substância que contribui para aumentar a produção do leite materno.
  2. Alperce: tem Vitaminas C, A, cálcio e potássio e contém ainda fitoestrogénios. Os fitoestrogénios são substâncias presentes em várias espécies vegetais que se caracterizam por apresentarem alguma atividade estrogénica. Na fase da amamentação contribuem para estimular a produção de leite.
  3. Abacate: rico em Ómega 3. Os “ómegas” são aminoácidos constituintes fundamentais das proteínas e que ajudam a equilibrar o colesterol.
  4. Morangos: contêm ferro, vitamina C, cálcio, potássio e magnésio. No entanto, se existirem alergias a morangos na família deve consultar o seu médico antes de consumir porque o bebé pode ser afetado através do leite materno.
  5. Banana: é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e vitaminas B1, B2, B6, além dos minerais como magnésio, cobre, manganês, cálcio, ferro e ácido fólico. 6. Mirtilos: são anti-oxidantes e contêm vitamina A e K, cálcio e potássio.
PUB PUB