A primeira fralda descartável como a conhecemos atualmente foi lançada em 1961; no entanto, desde essa altura passou por muitas inovações até chegar ao conceito de hoje.
Estima-se que um bebé até à idade dos 2-3 anos utilize cerca de 5000 a 7000 fraldas e que uma fralda descartável possa demorar até 500 anos a decompor-se. Este facto veio trazer cada vez mais preocupações ambientais.
Sendo assim, quando o bebé nasce, quais as opções que hoje em dia os pais têm à sua disposição? Quais as vantagens e desvantagens?
Fraldas descartáveis comuns
Constituídas por polímeros superabsorventes em 3 camadas. A camada mais exterior normalmente tem uma loção que está em contacto com a pele do bebé e a protege das agressões das fezes e urina. O facto de poderem conter mais ingredientes químicos poderá fazer com que o bebé desenvolva mais eritema da fralda ou alergias, tornando-se uma desvantagem a sua utilização. Para além do desperdício e impacto ambiental que acarreta. São ainda assim as mais convenientes.
Fraldas descartáveis ecológicas
Constituídas por materiais biodegradáveis, como a fibra de celulose, menor quantidade de materiais sintéticos e sem substâncias alergénicas. No caso de peles mais sensíveis, serão sem dúvida uma mais-valia. O tempo que demoram a se decompor é significativamente inferior (cerca de 50 anos); no entanto, têm um custo mais elevado do que as fraldas descartáveis comuns. Para além da composição, o processo de fabrico destas fraldas utiliza menos recursos energéticos, tornando-as “eco-friendly”.
Fraldas reutilizáveis
Normalmente constituídas por algodão orgânico e livres de substâncias químicas, sendo também uma excelente opção para peles sensíveis. Outros benefícios incluem a poupança a longo prazo (no entanto, necessitam de um investimento inicial) e a redução no desperdício.
Imaginando que podemos ainda utilizar as fraldas noutros bebés que nasçam na família, poupança poderá ser ainda maior.
A necessidade de lavagem após cada utilização e a conveniência nas saídas com o bebé poderão ser desvantagens para os pais no momento de optar por estas fraldas.
O bebé tem uma maior sensação de fralda molhada durante a sua utilização (uma vez que não existem produtos químicos para absorver a humidade), o que pode levar a um processo de desfralde mais precoce.
Fontes:
- Common Diaper Ingredient Questions: Modern Disposable Diaper Materials Are Safe and Extensively Tested, Jennifer Counts, PhD, Annie Weisbrod, PhD, Shan Yin, MD, MPH
- Bernice Krafchik MD, History of diapers and diapering
- Cloth Diapers: Truth, Facts and Benefts for Infant and Family; https://www.chla.org/blog/rn
Artigo realizado pela Dr.ª Marta Silva Domingues
Farmacêutica e Responsável Técnica Saúde & Bem-Estar na Figueira da Foz, para a Revista “A Minha Saúde e Bem-estar” da Auchan, edição nº73, 2021