Os bebés desenvolvem as suas capacidades cognitivas por etapas e em cada fase é possível criar estímulos que incentivam a apreensão de tudo o que os rodeia.
Nos primeiros 3 meses de idade, os bebés reagem sobretudo a sons, movimentos e ao toque. Brinquedos brilhantes de formas suaves e arredondadas que produzam sons são adequados. Pode também optar por um mobile ou uma caixa de música.
Entre os 3 e 6 meses, o bebé começa a ver melhor e a agarrar em objetos. Brinquedos pequenos que estimulem a motricidade fina, de materiais adaptados à idade (tenha em consideração que o bebé vai inevitavelmente levar o brinquedo à boca até porque pode estar a iniciar o processo de nascimento dos dentes), brinquedos com cores fortes e sons associados, são uma boa opção.
A partir dos 6 meses, os livros são uma alternativa muito estimulante, bem como os brinquedos que é necessário encaixar ou empilhar.
Quando eles começam a gatinhar, são também uma ótima escolha os brinquedos que tenham rodas para estimular a deslocação. Por volta dos 9 meses, para além de se deslocar o bebé já interage e consegue manipular objetos de formatos distintos com alguma destreza. Brincar com a ajuda do adulto ou mesmo com a colaboração de outras crianças ajuda a desenvolver as suas capacidades cognitivas e por isso jogos que tenham necessidade de encaixe, ligações e livros são igualmente adequados.