Os bebés têm a sua própria personalidade e ritmo. O mais comum é começar a gatinhar entre os 6 e os 10 meses, mas existem bebés que nem chegam a gatinhar e começam logo a pôr-se de pé. Por isso, devemos respeitar o ritmo individual de cada bebé.
Isso não significa que não devamos estimular a motricidade do bebé. Pelo contrário! O desenvolvimento motor é uma etapa crucial no crescimento das crianças, visto que é aquilo que lhes permite explorar o mundo ao seu redor. Por esta razão, andar é uma conquista muito importante, que simboliza um maior grau de independência.
Segurança
A segurança é a maior prioridade em todo este processo! Para que tudo corra bem, é preciso oferecer um ambiente livre de riscos. Certifique-se que o espaço onde o bebé se vai movimentar está livre de objetos que possam representar perigo, como escadas, objetos espalhados ou esquinas de móveis. Um ambiente seguro proporciona ao bebé e aos pais uma maior sensação de confiança.
Estímulo muscular
Músculos desenvolvidos são essenciais para o bebé começar a andar, visto que lhe dão uma maior estabilidade e equilíbrio. Existem algumas atividades que ajudam estimular o fortalecimento muscular infantil, desde que sejam sempre realizadas sob supervisão.
- Equilíbrio: começar a sentar-se sozinho é o primeiro passo! Veja aqui algumas dicas para ensinar o bebé a sentar-se.
- Gatinhar: ajuda a fortalecer as pernas, os braços e o tronco e contribui para o bom desenvolvimento da coordenação motora, preparando o bebé para o próximo passo. Coloque brinquedos coloridos e com diferentes texturas um pouco afastados do bebé e em lugares estratégicos, incentivando-os a mexer até lá e aumentando a distância gradualmente.
- Suporte: Existem brinquedos cujo propósito é auxiliar o bebé a aprender a andar, fornecendo um apoio e permitindo ao bebé treinar a coordenação das pernas.
Incentivar
Além de seguro, o espaço deve ser emocionalmente positivo. O processo de aprendizagem envolve, muitas vezes, pequenas quedas e alguma frustração. Por isso, deve existir o apoio e incentivo da família, para que o bebé se sinta motivado para ir tentando até realmente conseguir. Transmita-lhe confiança e seja paciente e compreensivo.