Largar a chucha é uma conquista de autonomia! A chucha ajudou a embalar, a trazer mais segurança, a confortar…. Agora é tempo de dar mais um salto no crescimento. Fácil? Nem sempre…
Aqui vão algumas ideias:
Será que há uma idade certa?
Entre 1 a 2 anos de idade é conveniente que a criança deixe de usar chucha. Também ajudará ao estímulo da fala porque se a criança tem sempre a chucha na boca vai inibir-se de tentar falar.
Em função da idade, em que escolher tentar que a criança deixe a chucha é importante avaliar se é melhor um corte abrupto ou negociar deixar a chucha gradualmente. Com algumas crianças funciona bem o “já não há chucha, acabou”, com outras irá funcionar melhor um formato gradual: “não se usa a chucha de dia, é só para dormir. “
Incentive e explique que os “crescidos” não precisam de chucha. Não usar chucha será um motivo de orgulho.
A compensação
Para compensar o deixar a chuche é importante que a criança, sobretudo no momento de ir dormir tenha um objeto que a conforte: pode ser um boneco, um “doudou”, etc. https://www.auchan.pt/Frontoffice/search/doudou Se a criança conseguir, felicite e incentive todos os dias até se tornar um hábito natural.
O ritual
Alguns pediatras dão uma ajuda e recriam um “ritual” na consulta, de entrega da chucha. Prepare tudo e combine tanto com a criança como com o médico. Este incentivo adicional pode funcionar.
Não volte atrás
Se já não há chucha, não há mesmo. Se a chucha regressar, vai ser muito difícil recomeçar o processo.