Dicas para largar a chucha sem dramas

AE BEBE dicas largar chucha | Auchan&Eu

Largar a chucha é uma conquista de autonomia! A chucha ajudou a embalar, a trazer mais segurança, a confortar…. Agora é tempo de dar mais um salto no crescimento. Fácil? Nem sempre…

Aqui vão algumas ideias:

Será que há uma idade certa?

Entre 1 a 2 anos de idade é conveniente que a criança deixe de usar chucha. Também ajudará ao estímulo da fala porque se a criança tem sempre a chucha na boca vai inibir-se de tentar falar.

Em função da idade, em que escolher tentar que a criança deixe a chucha é importante avaliar se é melhor um corte abrupto ou negociar deixar a chucha gradualmente. Com algumas crianças funciona bem o “já não há chucha, acabou”, com outras irá funcionar melhor um formato gradual: “não se usa a chucha de dia, é só para dormir. “

Incentive e explique que os “crescidos” não precisam de chucha. Não usar chucha será um motivo de orgulho.

A compensação

Para compensar o deixar a chuche é importante que a criança, sobretudo no momento de ir dormir tenha um objeto que a conforte: pode ser um boneco, um “doudou”, etc. https://www.auchan.pt/Frontoffice/search/doudou Se a criança conseguir, felicite e incentive todos os dias até se tornar um hábito natural.

O ritual

Alguns pediatras dão uma ajuda e recriam um “ritual” na consulta, de entrega da chucha. Prepare tudo e combine tanto com a criança como com o médico. Este incentivo adicional pode funcionar.

Não volte atrás

Se já não há chucha, não há mesmo. Se a chucha regressar, vai ser muito difícil recomeçar o processo.