As crianças têm, na sua maioria, uma atividade diária intensa desde muito cedo. Os estímulos externos são cada vez mais numerosos. Sejam de origem eletrónica, social ou mesmo familiar. Brincar sozinhas é um acontecimento que parece estar a tornar-se raro. Mas brincar sozinhas pode ser importante para o desenvolvimento criativo e da autonomia das crianças.
Será que podemos ter alguns gestos para estimular a brincadeira? Ou evitar que a criança esteja sempre à espera de um estímulo vindo de terceiros?
Veja como estimular crianças pequenas a brincar sozinhas
- Evite decidir ou fazer por ela…
Se a criança estiver a brincar e pedir ajuda: instrua, inspire, mas não se substitua à criança. - Quando está em casa, incentive e proponha, de forma motivadora e positiva, que a criança vá brincar ou fazer um jogo sozinha no seu quarto.
- Se a criança não quiser brincar sozinha no quarto, proponha que ela faça um jogo ao seu lado, ou na mesma divisão da casa, enquanto desempenha uma tarefa diferente.
- Proponha jogos e atividades com objetivos concretos. Por exemplo, fazer um desenho, uma plasticina, um puzzle, etc. e peça para que a criança lhe venha mostrar o resultado, quando o desafio estiver concluído. A criança vai sentir-se bem no processo e ficar orgulhosa no final.
- Muitas vezes “menos é mais”… se separar e guardar conjuntos de brinquedos, para ir substituíndo de forma cíclica, a criança vai sempre sentir que tem novidades para redescobrir.