4 atividades diárias para fazer com o bebé

4 atividades diárias para fazer com o bebé
  1. Passear ao ar livre
    Se o tempo estiver ameno, o bebé pode e deve sair para passear. Se estiver muito sol, proteja-o e mantenha o bebé à sombra, mas use na mesma um protetor solar adequado para a idade. Se estiver fresco e húmido, tenha sempre um pequeno cobertor disponível.
  2. Ler e contar estórias
    Mesmo antes de aprender a falar, o bebé está atento e ouve. A leitura, para além de ser agradável ao bebé, ouvir a voz da mãe também tem uma cadência especial, que estimula a atenção. Se o bebé já se sentar, pode fazer a sessão de leitura ao colo, de forma a que ele vá vendo as ilustrações e as cores.
  3. Dançar
    Dançar ao som da música, seja ao colo, seja sozinho, quando o bebé já anda, é sempre divertido e estimulante. O ritmo e a melodia estimulam a expressão corporal e o movimento.
  4. Estimular a motricidade e o tato
    Não facilite a vida ao bebé! Quando ele quiser um brinquedo e apontar ajude, mas faça com que ele tenha de se esforçar para se aproximar, pegar no objeto, etc. A coordenação entre a visão e o gesto são muito importantes, e pode ser estimulada com truques simples como este. Os livros e objetos sensoriais também são uma boa forma de estimular a motricidade fina e o tato. Veja como fazer um painel sensorial em casa.