Quando se inicia a fase de introdução dos sólidos a criança pode começar a familiarizar-se com o garfo. É natural que já use uma colher para as papas, e por isso a passagem para o garfo vai ser mais fácil.
A partir dos 12 meses de idade a criança já tem uma motricidade final mais apurada e não vai ter dificuldade em pegar no garfo e orientá-lo para os alimentos. Espetar e levar à boca é que pode ser uma tarefa mais exigente. Os garfos adequados para esta idade não espetam com facilidade para evitar que a criança se magoe e por isso não são tão fáceis de usar. A criança vai investir porque vê todos à sua volta fazer o mesmo e deve ser incentivada, mesmo que esteja tentada em usar a mão para pegar nos alimentos.
A manipulação vai ser progressiva e só quando a criança dominar bem este movimento é que deve ser introduzida a faca (sempre sem serrilha). A articulação em simultâneo dos 2 talheres ocorre mais tarde. Até a criança atingir os 2 anos de idade os talheres devem ser adaptados à idade e ter cabos de borrachas ou silicone.
Com cerca de 5 anos a criança poderá já conseguir articular bem o garfo e a faca, mas esta capacidade de coordenação pode variar.