Brincar com o som

Brincar com o som é uma atividade que pode começar desde cedo, através da música, dos sons que emitimos com a boca e até dos sons dos objetos. À medida que os bebés e as crianças crescem, é possível introduzir alguns jogos, que estimulam a perceção do som e ajudam a desenvolver a concentração.

Aqui vão algumas ideias para brincar com o som:

Caixas de ritmos

Use uma caixa de cartão usada e encha com objetos pequenos (ex: arroz, feijão, grão, etc.). Faça ritmos agitando a caixa. Pode até acompanhar com uma lengalenga ou uma cantiga.

Grave o bebé

A palrar, falar, emitir sons e emita a gravação para ele ouvir. Pode fazer o mesmo quando eles forem mais crescidos, e quiserem contar uma história. Depois a criança pode divertir-se a ouvir a sua própria voz.

Conte uma história inacabada

E peça à criança para terminar de inventar a história. Explique as regras antes de começar – isso fará com que a criança esteja atenta para ouvir todos os pormenores e poder continuar a história.

Introduza o jogo das direções

De olhos vendados, dê instruções de direita/esquerda/para a frente/para trás, até ao local de descoberta de um “tesouro” escondido. O único sentido a ser estimulado será a audição.

A descoberta dos sons

Emita sons com objetos e peça à criança para descobrir, mantendo os olhos fechados, de que objeto se trata.

Durante os passeios fechem os olhos e tentem ouvir e identificar os sons da natureza

Os insetos, os pássaros, o vento nas folhas.

Ouça uma música em conjunto e depois peça à criança para “desenhar” o que ouviu

Era triste, era alegre, estava a correr, estava a dormir, estava no jardim, etc.