Porque é que o bebé está rabugento?

O choro é a única forma de expressão que o bebé tem para comunicar que está insatisfeito. Existem muitos motivos que podem levar o bebé chorar.

Veja como identificar os mais comuns, para poder acalmar o bebé.

  • Fome
    Um dos motivos de choro mais comuns é a fome. No entanto não se apresse a dar mais leite ao bebé se ele chora fora da sua rotina alimentar. Pode ser outro o motivo.
  • Calor ou frio
    Os bebés são muito mais sensíveis que nós às mudanças de temperatura e têm menos defesas. Podem simplesmente ter frio. Verifique se a nuca, os pés e as mãos estão frios e resguarde o bebé. Calor a mais também incomoda. Se o quarto do bebé estiver sobreaquecido, ou as temperaturas estiveram muito altas, o bebé não deve estar demasiado vestido. Roupa interior é suficiente.
  • Assadura da fralda
    As fraldas provocam assadura e incomodam. Deve verificar com frequência se a fralda está suja para proteger a pele do bebé e confirmar também se não está demasiado apertada.
  • Sono
    Se estiverem num ambiente muito agitado os bebés vão ter dificuldade em adormecer apesar de terem sono. Podem ficar rabugentos e chorar. O ideal é tentar recriar um ambiente calmo, diminuir a luz e dar, por exemplo, um banho tépido para relaxar.
  • Cólicas e refluxo
    Os bebés têm cólicas com frequência porque a digestão é um processo novo e difícil. O refluxo também é muito desagradável e torna o bebé indisposto. Veja aqui o nosso artigo com dicas para amenizar as cólicas do bebé
PUB PUB