Vamos de férias! Como preparar a alimentação do bebé?

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Está calor e queremos sair de casa com os nossos bebés e relaxar em família, mas fica aquela dúvida sobre o que levar para que os pequenos comam em viagem, que seja fácil de preparar e de transportar, e simultaneamente saudável.

Eis algumas recomendações a ter em consideração:

  • Se o bebé ainda estiver no primeiro ou segundo mês de introdução da alimentação complementar, não quer dizer que não precisemos de oferecer alimentos apropriados, mas devemos relembrar-nos de que o leite materno ou de fórmula ainda são a fonte principal de alimento para o bebé, pelo que não precisam de preocupar-se com equilibrar todas as refeições.
  • Leite materno ou de fórmula: nestes passeios é importante reforçar a nossa atenção aos sinais de fome e de sede do vosso bebé, alimentando-o com leite suficiente, em livre demanda. As rotinas costumam “falhar” um bocado nas viagens: prestem muita atenção ao que o vosso bebé transmite, mesmo que seja diferente do normal.
  • Refeições: procedam a um bom planeamento das refeições: no início da diversificação alimentar, a maioria dos bebés pode precisar de apenas 1 a 2 refeições por dia, para usufruir em pleno do passeio. Se estiverem numa fase mais avançada, precisarão de uma organização prévia, de acordo com o destino e o que podem levar de casa..

Aqui estão algumas ideias sobre o que podem levar de casa ou até comprar no destino:

    • água para beber na viagem
    • frutas e vegetais. palitos de batata doce, cenoura ou mandioca cozidas
    • tirinhas de tofu grelhadas, que são nutritivas e fáceis para o bebé agarrar (veja o nosso artigo sobre dicas BLW)
    • pão sem sal, a que podemos acrescentar imensas combinações, como sendo húmus de leguminosas, ou manteiga de frutos secos para barrar
    • massas simples ou com molhos simples e caseiros.

 

  • Água: Recomenda-se oferecer água aos bebés a partir do momento em que iniciam a alimentação complementar e deve oferecer-se em livre demanda. Não há recomendação específica sobre a quantidade de água diária a oferecer nesta fase, pois o principal alimento, leite materno (ou de fórmula), continua a fornecer água ao bebé. Se o destino será um país ou região com clima muito quente devem ter atenção especial a este ponto. Nunca forçar o bebé a terminar o copo de água, preferencialmente oferecê-lo com frequência fora das refeições. Antes dos 6 meses e de ter iniciado a alimentação complementar, os bebés recebem a hidratação necessária a partir do leite.

Atenção! Oferecer outros tipos de bebidas, como água, infusões ou sumos naturais, não só não é necessário como pode ser prejudicial.

No restaurante: existem opções simples para bebés que encontramos facilmente num restaurante, como fontes proteicas de qualidade: basta pedir para as confecionar sem sal. Sugiro escolher peixes com poucas ou sem espinhas, carnes molinhas, pouco fibrosas e sem gordura visível. Uma omeleta também é uma opção simples, rápida e económica. Em quase todos os restaurantes encontramos hortofrutícolas como os brócolos, a couve-flor, a batata e a cenoura. Tentem procurar as versões mais saudáveis das fontes de hidratos de carbono, como o pão, o arroz, a massa ou os tubérculos. Não nos esqueçamos de oferecer tudo Sem sal e evitar frituras: a preferência vai para alimentos cozidos, no forno ou ao vapor. Fruta da época também consta vulgarmente na ementa.

Para terminar, não se esqueçam de ser muito simpáticos com os empregados de mesa. Se vamos jantar fora, o bebé vai deitar comida ao chão, muito provavelmente. Os restaurantes familiares estão habituados, mas pedir desculpas e tentar minimizar o caos antes de ir embora não custa nada. As primeiras refeições de mesa podem parecer um dos momentos mais complicados para tentar viajar com os nossos bebés, mas não tem que ser assim: respirem fundo e lembrem-se de aproveitar esta fase maravilhosa!

Maria fernandez enfermeira | Auchan&Eu

Maria Fernandez
Enfermeira especialista em saúde materna e obstetrícia
Autora do projeto babyledweaning