Oficina de Culinária – Cozinhar é uma brincadeira de crianças – Almada

eventos live kidchen | Auchan&Eu
Auchan Live

02/07/2022

Quantas vezes os seus filhos pedem lanches por dia? Não seria um alívio se eles preparassem os seus próprios lanches em casa, para levar para a escola ou para um passeio? Envolva as crianças na preparação da sua lancheira!

Envolver as crianças na cozinha é, antes de mais , uma ótima estratégia para as ajudar a descobrir e saborear mais comidas e pratos. Se os seus filhos ajudarem na preparação das suas lancheiras vai poder poupar tempo, será mais fácil introduzir opções mais saudáveis e vão ficar mais autónomos! É também uma excelente forma de responsabilizá-los.

Nesta Oficina vamos também falar um bocadinho sobre opções saudáveis para os lanches, aprender a fazer receitas simples, saudáveis e ideais para levar para a escola, um passeio, um piquenique ou até para a praia. Vamos aprender ainda algumas competência básicas na cozinha como partir um ovo, utilizar uma faca, um processador de alimentos… mas acima de tudo vamos divertir-nos muito!!!

Tudo isto com utensílios de cozinha para crianças, para garantir maior autonomia e segurança na atividade!

Informação do workshop

  • Com Marta Janela
  • 2 de julho, 10h às 13h
  • Academia Auchan Almada – Centro Comercial Almada Forum
  • 15€
  • Idade recomendada: 5 aos 10 anos
  • Dúvidas ou contacto sobre alergias alimentares, contacte: joanafilipa.martinscarreiraroloalves@auchan.pt

O que aprendem as crianças nestas oficinas?

  • Descobrem a origem dos alimentos
  • Conhecem os processos por trás dos alimentos que lhes chegam ao prato.
  • Adquirem noção de hábitos saudáveis
  • Desenvolvem a motricidade
  • Tomam consciência dos riscos na preparação de alimentos
  • Trabalham em equipa ao mesmo tempo que desenvolvem a autonomia
  • Exercitam a memória, paciência e a concentração

Estas aulas para crianças entre os 5 e os 10 anos têm como foco o trabalho de concentração, motricidade fina, destreza, autonomia e habilidades básicas de cozinha.

Em todas as aulas são utilizados utensílios de cozinha de criança para garantir que desfrutam desta experiência com o máximo de autonomia, com toda a segurança.

Sobre a kidchen

A kidchen é um projeto dedicado mundo da culinária infantil. Nasceu da paixão por comida em tudo o que significa, sabores, saúde, cultura, e é a história de uma mãe, Marta, com dois filhos, João Maria, 8 anos, e Maria Madalena, 20 anos que gosta de partilhar com eles a sua paixão pela cozinha e transmitir-lhes o lugar de memórias afetivas que a cozinha tem na família.

Na kidchen, pode encontrar partilhas, dicas, experiências e receitas para levar toda a família para a cozinha e utensílios de cozinha adequados a crianças pequenas e a crianças maiores para colocar tudo em prática. A cozinha é o local perfeito para aprender de forma imersiva, brincar e criar memórias afetivas em família!

Sobre a mentora Marta Janela

Completou a licenciatura em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa em 1998 a que se seguiu a pós-graduação em Educação pela Arte. Tem vindo a enriquecer a sua formação na área das ciências emocionais através de disciplinas como Educação Positiva, Mindfulness, Programação Neurolinguística (PNL), Inteligência Emocional, Comunicação Não Violenta, entre outras.

marta janela kidchen | Auchan&Eu

Iniciou o seu percurso profissional num programa de Prevenção Primária da Toxicodependência. Passou depois por algumas empresas onde assumiu responsabilidade nas áreas de comunicação interna e eventos corporativos. A paixão pela educação surgiu com o nascimento da filha, em 2002, começando a ter formação e desenvolver vários projetos na área.

Ao longo dos últimos 15 anos, tem vindo a criar, implementar e dinamizar projetos educativos, eventos, bootcamps e workshops com diversas instituições públicas e privadas.

A kidchen, como projeto autónomo, surge durante o confinamento, alimentado pelas experiências que viveu com os seus filhos, nesse período, e com o sonho de inspirar as famílias a criar genuínas memórias afetivas através da culinária.

  • Seguimos todas as normas e recomendações da DGS