Masterclass Bacalhau de Cura Tradicional – Alfragide

eventos live II bacalhau | Auchan&Eu
Auchan Live

09/12/2022

Informação do workshop

  • Autor: Chef Diogo Rocha
  • Dia: 9 de dezembro
  • Local: Academia Auchan,  Alfragide
  • Horário: 18h30 – 20h30
  • 15€ com degustação de todos os pratos

Venha aprender com o maior especialista de Bacalhau em Portugal como escolher, demolhar e confeccionar o famoso Bacalhau. 

O Chef Diogo Rocha é autor de vários livros sobre Bacalhau, detentor do prémio Garfo de Ouro de 2016 a 2022, distinguido Chef de Cozinha do Ano de 2019 e conquistando no mesmo ano a primeira estrela Michelin para o Mesa de Lemos, onde é Chef.

Depois de alguma técnica aprenda a confeccionar uma receita principal com Bacalhau Especial da Islândia Seleção Chef Diogo Rocha e outra que pode ser feita a partir do seu reaproveitamento evitando o desperdício, mas nunca perdendo todo o sabor e requinte.

Sobre o Chef Diogo Rocha

Descobriu cedo a sua paixão pela cozinha e por cozinhar. Tirou o curso de Cozinha e Pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, licenciou-se em Produção Alimentar e Restauração na ESHT do Estoril e tornou-se mestre em Gestão e Sustentabilidade no Turismo, tendo-se centrado em produtos da Serra da Estrela.

diogo rocha | Auchan&Eu

Em julho de 2013, entra no universo do grupo de Celso de Lemos, abrindo o Mesa de Lemos, como chef-executivo, em abril do ano seguinte. 

É autor de vários livros: Em dezembro de 2016, publica o primeiro livro, Hoje Diogo Rocha, premiado plea CookBook Fair com  «1. º Prémio Fotografia» para livros sobre gastronomia. Em novembro de 2019 publica o seu segundo livro Queijaria do Chef, livro que é integrado na lista de excelência dos Gourmand Awards 2020 e vencedor na classe «Queijo e Lacticínios». O seu terceiro livro chegou as bancas em junho de 2021, Mãe, Hoje é Bacalhau à Chef Diogo Rocha.

A partir de 2017, é nomeado embaixador oficial de Viseu, participando na promoção e apoio na área da gastronomia da cidade, e em 2020 o município de Viseu atribui-lhe a Medalha de Mérito Municipal.

Em 2015 chega o Prémio Revelação do Ano na categoria «Boa Mesa», atribuído pelo guia Boa Cama Boa Mesa do jornal Expresso. Daí e até agora, nunca mais deixou a lista dos melhores de Portugal para o mesmo guia, conquistando desde 2016 a 2022 o Garfo de Ouro. Pelo meio, a Revista de Vinhos considerou, em 2017, o Mesa de Lemos «Restaurante do Ano» em Portugal. Em fevereiro de 2020 foi distinguido pela Revista de Vinhos/Essência do Vinho como o «Chef de Cozinha do Ano de 2019», e ainda em 2020 nos PRÉMIOS ANIM’ARTE 2019 é reconhecido como “Personalidade do Ano”.

Em 2019, conquista a primeira estrela Michelin para o Mesa de Lemos, o primeiro espaço gastronómico do distrito de Viseu a obter esta distinção, que renovou em 2020 e 2021. Em Março de 2022, o Chef Diogo Rocha recebe o prestigiado Prémio Gastronomia “David Lopes Ramos” na edição anual de prémios da revista Grandes Escolhas, que todos os anos elege os melhores na área dos vinhos e da gastronomia.

Sobre a Lugrade

A Lugrade é uma empresa apaixonada pelo Mundo do Bacalhau, a sua história teve início em 1987 em Coimbra, tendo atualmente os seus produtos presentes em todos os continentes!

O foco da Lugrade é a aposta em produtos de qualidade superior. O bacalhau da Islândia é a bandeira da marca, reconhecido no mercado nacional e internacional pela sua superior e inegável qualidade. A marca diferencia-se ainda pela aposta em produtos exclusivos, como é exemplo do bacalhau Lugrade Vintage.

A Lugrade e o Chef Diogo Rocha, Chef Embaixador da marca, andam de mãos (e corações) juntas há 8 anos! Esta profícua parceria resultou na adição de dois produtos com a assinatura Diogo Rocha ao catálogo de produtos da marca.

  • Seguimos todas as normas e recomendações da DGS